Nós sabemos há muito tempo que os bebês dormem melhor quando estão enroladinhos em tecido. Essa prática ancestral aparece em gravuras do Egito Antigo e em relatos da Idade Média. Ela é algo natural para o ser humano. Tanto que surgiu de forma independente em lugares tão distantes quanto o Japão e o continente americano há centenas de anos - talvez milhares. Mas por quê? O que torna o swaddle, ou charutinho, tão eficiente na hora de acalmar o bebê e induzir um sono mais profundo?
Hoje, estudos mostram que, para entender esse instinto, precisamos falar da exterogestação. E exterogestação é o período que o bebê leva para se adaptar ao mundo exterior, fora do útero, quando ele ainda está em pleno desenvolvimento. Por isso, a exterogestação também é conhecida como "quarto trimestre". (Leia mais sobre esse conceito aqui)
Durante esses meses, quanto mais o ambiente do bebê lembrar o útero materno mais ele vai se sentir confortável. Isso envolve, entre outras coisas, balançar o bebê gentilmente, usar ruídos brancos para acalmá-lo, permitir que ele se alimente sempre que quiser e... usar um swaddle na hora de dormir! A limitação de movimento proporcionada pelo charutinho é extremamente agradável para o recém-nascido, porque lembra o ambiente uterino, quando ele ficava todo "esmagadinho" lá dentro.
Além disso, os pediatras recomendam que não haja nada no berço além do próprio bebê – almofadas, travesseiros, lençóis e cobertas são proibidos – devido ao risco de sufocamento. Por isso um swaddle (desde que bem preso) também ajuda a manter o bebê quentinho e confortável. O problema é que um swaddle frouxo pode acabar agravando esse problema, caso ele se solte e acabe cobrindo o rosto da criança.
É aí que entra o PUPA: por ser uma peça única, ele não se solta durante a noite. Além disso, é impossível apertá-lo demais ou deixá-lo frouxo – uma preocupação constante de quem usa os swaddles com velcro. E, ao contrário dos swaddles tradicionais, ele permite que o bebê mexa as perninhas, eliminando o risco de displasia do quadril (clique aqui para saber mais). Estas são apenas algumas das vantagens do PUPA em relação aos demais swaddles. Clique aqui e conheça as outras!